Portugal, Alemanha, Europa

Translations

Carpfishing no Rio

"Nasci" a pescar em rio! E na verdade, antes de ir á escola, já me levavam a pescar no rio. Foi no rio que desenvolvi as minhas capacidades de pesca. Primeiro pescava ao fundo, depois á bóia. Mais tarde a pesca á francesa e á inglesa, os anos de federado em competição de rio, predadores, mar...até chegar ao carpfishing!

"Os rios são eternos", alguém me disse uma vez. "Ninguém sabe o que estas águas escondem".

E como é o carpfishing em rio? Quando o alarme toca? Uma carpa? Um barbo? Pequeno, grande? Nunca sabemos, o mistério leva-nos sempre a seguir para a cana com a adrenalina no máximo! Carpas de 15kg no rio Sorraia? Barbos com 16kg na ribeira do Raia? Pois sim, carpas de 15kg vi em fotos, barbo com 16kg vi com os próprios olhos, á uns bons 25/26 anos atrás! Infelizmente, não foi devolvido...esse o outro com 13kg.! Dois peixes gigantes da ribeira do Raia. A cultura (ou falta dela) de muitas pessoas, ainda hoje, matam estes peixes, verdadeiros senhores das águas só para mostrar aqui e ali...tristeza!

Passando ao que interessa, depois desta breve introdução. Em 2021, procurei um spot no rio. Afastado, e isolado o mais possível, tão isolado que fosse quase impossivel alguém estragar o que ia começar a fazer. E assim foi, barco na água e fui explorar vários locais. Escolhi uma ilha no rio, sim é mesmo uma ilha. Encontrei boas profundidades, local de difícil acesso, tão difícil que só de barco é possível lá ir, digamos que o local perfeito.

Até agora apenas pequenas sessões, diárias. Primeiro que tudo quero conhecer o rio, os hábitos dos peixes, para onde puxam quando estão ferrados. Identificar estes aspectos fundamentais, e durante os próximos meses, as noites de pesca, vão produzir os tão esperados resultados. Objetivo: ultrapassar os dois dígitos de peso.

Para continuar...