Portugal, Alemanha, Europa

Translations

IB Monster Paradise… What a boilie!!!

Segunda-feira, Setembro 30, 2019, 04:39 | Sem comentários »

É fantástico quando tens no teu saco de pesca um boilie com o poder de num primeiro contacto deixar te completamente maluco com o seu aroma... Mas... O que dizer quando os começas a utilizar e esse boilie faz realmente a diferença? Quando ainda não conseguiste um resultado e ele o torna fácil? Quando as capturas se sucedem quase em simultâneo? Quando outros não funcionam e esse boilie faz acontecer?.... Isto foi o que me aconteceu com os boilies Imperial Baits Monster Paradise!

Nestes anos que levo a praticar Carp Fishing já tinha testado várias marcas, gamas, aromas.... Bons resultados... Pb's quebrados... Boas capturas... Mas havia algo que após 6 sessões de pesca me faltava numa barragem muito especial e conhecida em Portugal. A Albufeira da Boavista agora concessionada e gerida pela A.P.C.F. (Associação Portuguesa de Carp Fishing) a quem desde já agradeço todo o trabalho e dedicação á modalidade em Portugal, era um nó na minha garganta desde á 8 anos quando a visitei pela primeira vez... Desde aí foram 5 vezes sem qualquer captura, nos tempos em que se passavam 3 dias com 30 canas a pescarem nos 10 hectares e apenas surgia um peixe, peixe esse normalmente sempre acima da média em águas portuguesas.

Entretanto na minha 6 sessão consegui a primeira captura, uma espelhada com 10 kg. Mas foi a única numa sessão de 3 dias, e nessa altura já a Boavista tinha mudado bastante.... Viam-se mais peixes, capturavam se mais peixes, os lagostins eram menos e claro facilitavam a pesca... Os carpistas passaram a ser aos magotes para baterem os seus recordes... Talvez até desvirtuando um pouco o que deve ser a mentalidade carpista... A Boavista perdia a sua mística de barragem muito complicada! Mas para mim continuava a ser especial... E ainda não perdi o sonho de conseguir uma espelhada acima das duas dezenas de peso nas suas águas... Talvez agora com a IB tenha ficado mais fácil!

Sétima sessão na Boavista... Desta vez já com a gestão da A.P.C.F., Isso reduziu o número de carpistas e é claro, reduziu a pressão de pesca .... Claro que isto, nos faz sentir mais confortáveis, sem dezenas de canas espalhadas desordenadamente pelas margens da barragem. Talvez seja por o 7 ser o número da sorte... Talvez seja porque usei os boilies Monster Paradise.... Vou mais para a segunda!!! Dois dias instáveis, com muita chuva, vento, trovoadas, e no terceiro é último dia com sol a abrir e a fazer subir o termómetro.... Supunha que seria mais uma sessão difícil, enganei me!

Encontrei me com os meus colegas da equipa IB Portugal, António Dores e António Lopes, que já estavam a pescar desde o dia anterior. Quando cheguei o Dores (vou chamá-los pelos apelidos porque somos três “Antonios” na equipa) tinha acabado de bater o seu PB com uma espelhada lindíssima com 14,800kg. Que ainda tive o prazer de fotografar.

Dos três elementos da equipa o mais conhecedor dos boiles da IB é o Lopes, e disse me que estavam a utilizar Crawfish, Mega Krill e Monster Liver, com bons resultados... Ele já tinha tido peixes a bater nos dois dígitos e o Dores acabava de bater o seu PB... Mas com o impacto que trazia da minha última sessão de Entre Ribeiras quando usei apenas um punhado de boilies Monster Paradise, nem pensei duas vezes no que iria utilizar.... Era desta que quebrava a Boavista!!!

Material montado já com alguma chuva a cair, que até sabia bem pois o calor era algum... Optei por explorar 3 spots na zona mais profunda da albufeira que com a seca do verão tinha apenas 2,30mts e que apresentava algum lodo no fundo por isso utilizei nos dois locais onde isso sucedia um Snowman, um boilie Monster Paradise 20mm + Pop up Monster Paradise 16mm e o outro apenas diferia no Pop up, sendo este um Half and half do mesmo aroma. Na terceira cana mais encostada na margem oposta numa zona de fundo mais duro com alguma pedra coloquei no meu D rig 2 boilies de 20mm Monster Paradise. Todas as montagens foram passadas pelo dip Amino e de seguida demolhadas no gel Monster Paradise, criando verdadeiros ataques nucleares subaquáticos na atração das carpas.... Mais tarde viria a perceber que esta era realmente a chave para o sucesso, mas já vão perceber como. Todas as engodagens foram localizadas sobre as montagens, usando um mix de sementes que uso sempre (cânhamo e milho) preparadas 48h antes com 150ml. de dip Amino da IB com 2kg. de boilies Monster Paradise 20mm.

Às 16 horas tinha as três montagens na água... E passados 20 minutos... Magia!!! Em 20 minutos de pesca com IB Monster Paradise igualava o que havia conseguido fazer em 6 sessões anteriores.... Pensei... Ahh isto foi sorte, a carpa por certo ia a passar e calhou encontrar os dois boiles do meu anzol... Nada disso... A sorte foi pura coincidência... Porque passados 10 minutos da devolução da primeira carpa, apitava outro alarme!!! Desta feita a vítima sucumbiu ao Snowman Monster Paradise com o Pop Up half and half!!! Nem o forte cheiro do lodo do fundo da barragem conseguiu suprimir o odor a alho e especiarias destes Monster Paradise!!! Era mais uma bonita espelhada muito perto dos 10kg!

Durante a noite as capturas foram-se somando, embora o peso médio das capturas tivesse diminuído um pouco... Mas foi sem dúvida um festival de peixes. A chuva era agora uma constante e continuaria até á noite seguinte, acompanhada de vento forte que obrigava as águas da Boavista a ondular.

Até ao entardecer contava já com 14 peixes no tapete. Tendo pelo meio batido o meu PB da Boavista, com recurso um D rig com 2 boilies de 24mm IB Monster Paradise com Amino Dip IB e Gel Monster Paradise. Aumentar o tamanho dos boilies revelou-se fundamental para manter o bom tamanho das capturas, assim consegui este bonito macho com 12,100kg.

Para a última noite decidi voltar aos boilies de 20mm e aos snowman's, e testei os Monster Paradise sem o dip e o gel... Na tentativa de reduzir a atração para evitar os peixes de menor tamanho.... Revelou-se uma má decisão.... Deveria ter optado por boilies de tamanho superior e manter o dip e gel... A noite passou em claro apenas com 2 ou 3 bip's sem seguimento. Estamos sempre a aprender!!!

O último dia amanheceu sem chuva e com o sol a brilhar no horizonte! Percebendo o meu erro e sem sinal de peixes nos spots, apostei novamente no Amino dip e no Gel Monster Paradise... E BINGO!!! Passados uns 30 minutos os Delkim voltaram a tocar.... Foram 6 capturas com intervalos de mais ou menos 15 minutos cada.... Foram 2 horas loucas numa sequência frenética que culminou com um bonito doble!!! Uma vez mais algo que os IB Monster Paradise me proporcionaram pela primeira vez!!! Não tinha mãos a medir.... Acabei por almoçar cedo para fazer o regresso a casa cedo e deixei apenas uma cana a pescar, pois de outra forma não seria possível terminar a refeição.... Dei por terminada a sessão ao meio dia... E que sessão esta!!!

A eficácia e poder de atração destes boilies é realmente fantástica, o forte odor a alho e especiarias combinado com a cor esverdeada do gel Monster Paradise deixa os peixes loucos criando uma atividade enorme debaixo de água! A reter para a próxima sessão na Boavista será usar boilies de 24mm e adicionar alguns de 30mm que a IB tem na gama de Monster Paradise e que combinados com os dip's e gel conseguirão balançar a atração e a seleção dos maiores exemplares!

Entretanto os IB Monster Paradise irão fazer mais vítimas a outro lago português, Entre-Ribeiras. Espero visitar esse lago nos meses mais frios, onde tenho o meu PB e claro espero batê-lo com a ajuda da IB!!!!

Até lá!!!

António Pires Membro da Equipa Imperial Baits Portugal