Sexta-feira, Fevereiro 28, 2020, 22:47

Carnaval!

Não, não foi brincadeira…

Foi uma sessão alucinante! Nas primeiras 24 horas 15 picadas e 15 capturas, seguiram-se 4 peixes perdidos e porquê? Esgotado fisicamente, não conseguia mais!

Antes da sessão

·         Em casa, comecei por preparar os empates com os anzóis Carp´R´Us Centurium 2000 nº2 e nº4, fio Carp´R´Us Clearwater Fluorocarbon 25lb, e os , de facto são uma mais valia pois dão a curva ideal para uma ferragem eficaz.

·         Na véspera, preparei cerca de 5kgs de IB Amino Pellets 15 e 20mm mais boilies IB Monster-Liver 16,20 e 24mm. Misturei tudo com o aditivo IB InLiquid e IB Amino Complex e ainda um pouco de IB Fish Oil. Agitei tudo muito bem para de seguida colocar os aditivos em pó: IB Protein Concentrade, Squid-Liver e Add Fat.

·         Preparei 6 hookbaits: boilies Monster-Liver 24mm que envolvi em Powder Past, ficando um hookbait superior a 30mm. Por fora, adicionei IB GLM Full Fat e IB InP. Deixei a repousar num recipiente bem fechado.

Estratégia

·         Em casa, observei atentamente as fotos que fiz o ano passado quando o lago esteve com capacidade reduzida. Sabia exatamente onde queria localizar as minhas montagens. Recorri também ao Google Earth para analisar as distâncias e imagens históricas. Como sempre, gosto de acompanhar o estado do tempo nos dias que antecedem as minhas sessões, principalmente as direções do vento.

Dia 1

·         Partida de casa rumo ao lago pouco antes das 6:00am…seguiu-se uma viagem de 2:20h. Começamos por montar as tendas e de seguida todo material…

·         Subi para o meu iBoat 210, ia utilizar pela primeira vez com a bateria Rebelcell 50Ah, desloquei-me aos pontos que identifiquei em casa como “hot spot”. Encontrei várias profundidades no local onde estava, sendo que a máxima era de 5,8 metros.

Definir os “Hot Spots”

1.       Primeiro marcador num recanto abrigado do vento, a 1.8mt de profundidade, 170 metros distância

2.       Segundo marcador, num “bico” a 1,6mt de profundidade com gravilha no fundo, 140 metros distância

3.       Terceiro marcador, a 220 metros num local com pequenas rochas no fundo a 2,2mt de profundidade

Após colocar os marcadores, foi buscar a engodagem que tinha preparado em casa no dia anterior, coloquei as canas uma a uma, e recolhi os marcadores.

14:05pm - primeira picada, a primeira captura! Seguiram-se mais 6 capturas entre aos 4.5 e os 9.7kg…

 

18:00pm – uma picada normal, peguei na cana, recolhi a até aos últimos 15 metros tudo parecia normal! No entanto, algo começou a ser estranho quando esta carpa não subia á superfície, nadava rente ao fundo e não me deixava traze-la á tona da água…nestes últimos metros travou-se uma luta intensa até que a carpa acabou por ceder e vir á superfície e entrar no camaroeiro! UAUUUU, uma enorme carpa, lindíssima e muito saudável! Manuseada com o máximo cuidado, foi pesada pela Reuben Heaton onde marcou peso liquido 20.3kg!

A primeira “Big One” da época 2020!  

Estava feliz, no dia 21 fevereiro de 2019, precisamente 1 ano e dia após a minha primeira carpa acima da mítica barreira dos 20kg, e atualmente o meu PB (21.5kg), consigo outra captura acima dos 20kg! Melhor não podia imaginar!!!

 

A sessão estava alucinante, em pouco tempo 7 picadas e esta magnifica carpa de 20.3kg!

Seguiram-me mais capturas pela noite dentro…

 

Dia 2

A noite tinha produzido boas capturas, durante o amanhecer manteve-se e quando fiz 24h de pesca levava já 15 picadas, 15 capturas! Mas estava exausto! Perdi depois 4 carpas seguidas, tive mesmo que tirar as canas da água, descansar um pouco e alimentar-me devidamente…

O ritmo estava imposto

Com a ajuda do iBoat deixava a montagem cuidadosamente localizada. Um pequeno pva acompanhava o hookbait e deixava 2 pás de comida…regresso ao posto, e algum tempo depois biiiipppp

 

Despois de almoço, nova abordagem

Diz-se que em equipa que ganha não se mexe… mas não foi o caso!

Um dos objetivos da sessão estava alcançado, tinha bastante tempo pela frente e havia que tentar selecionar melhor as picadas… fisicamente não podia aguentar este ritmo de pesca, os peixes eram de bom tamanho, mas a saírem bastante longe, tinha que mudar algo… queria menos peixe, mas maiores.

Alterações

Afastei um pouco as montagens dos “hot spots”, aumentei a distância do “cabelo” em relação ao anzol, tentei que o peixe mais pequeno quando pegasse no isco não ficasse ferrado. Uma estratégia de sucesso usada por alguns carpistas na europa.

Resultado

Reduzi o numero de picadas mas o lote peixe aumentou, fiz 5 capturas após esta alteração.

Dia 3

Um belo dia de sol e com uma temperatura bastante amena para a época do ano. Foi possível começar a assistir ás primeiras carpas a deslocarem-se para as margens com vegetação como que a verificar os locais para a desova nos meses seguintes. As picadas reduziram…foi um dia bastante calmo, apenas 3 capturas, mas de bom tamanho!

Dia 4

O tempo deu uma reviravolta! Bastante humidade no ar, o vento soprou toda noite e nem uma picada tivemos… era tempo de arrumar e regressar a casa!

Balanço final: 23 capturas, 201.8kg , média 8.77kg

 

Nesta sessão:

Mix Engodagem

 Imperial Baits Amino Pellets 15 e 20mm – 12kg, Imperial Baits Monster-Liver 24mm – 5kg, Imperial Baits Monster-Liver Cold Water 20mm – 2kg, Imperial Baits Monster-Liver Cold Water 16mm – 2kg, Imperial Baits Big Fish 16mm – 1kg

 

Aditivos

Líquidos: Imperial Baits In-Liquid, Imperial Baits Amino Complex

 

 

Farinhas: Imperial Baits Protein Concentrade, Imperial Baits Squid-Liver, Imperial Baits Add Fat, Imperial Baits Powder, Imperial Baits Amino Complex, Imperial Baits Liver, Imperial Baits GLM Full Fat

 

Hookbaits

Imperial Baits Monster-Liver 24mm + Powder Paste + GLM Full Fat ou InP

Imperial Baits Big Fish 30mm

Imperial Baits Monster Liver 24mm + Flavour Frankfurt Saussage

Imperial Baits Monster Liver 20mm + Imperial Baits Monster Liver Amino Dip + GLM Full Fat

PVA´s

45 Pva´s gastos: Imperial Baits Amino Pellets 4mm, 15, 20 mm; Imperial Baits Big Fish 16mm, Imperial Baits Crawfish 16mm

António Lopes Nunes, We Love to Fish!


Ainda, sem comentários.
(*) Campos obrigatórios

iBlog

(c)2020, All Rights Reserved Imperial Baits Portugal, reprodução não autorizada proibida!
Hit counter: 71560
Help & Support