Segunda-feira, Março 25, 2019, 19:48

A 3ª sessão do ano voltou a ser no famoso Lago da Alfarófia, sendo que desta vez escolhi o posto nº4, totalmente desconhecido para mim.

Apesar de visitar regularmente o lago desde 2010, foi a primeira vez que escolhi este pesqueiro para uma sessão. É um pesqueiro muito limitado em termos de espaço, está rodeado por espadanas, e tem pouca profundidade.

Marquei a sessão para o inicio da primavera, espera encontrar temperaturas amenas, não contava era com o vento forte de nordeste, em especial no dia de sábado.

Nos dias que antecederam a sessão, observei de o local com a ajuda do Google Earth, verifiquei distâncias de pesca e possíveis spot´s, uma primeira ideia do que podia fazer já estava delineada. No entanto, após chegar ao local, havia que verificar bem todo o pesqueiro, até porque não estamos a falar de uma área muito grande. Como é que isso se faz? Para mim, é fundamental saber como é o fundo onde vou colocar as montagens.

22 Março, 7:30h – Cheguei ao local, observei todo o pesqueiro e decidi onde montar o material. Desta vez e em estreia absoluta, o famoso iBoat da Imperial Fishing de Max Nollert! Foi com o meu iBoat 210 (perfeito para este tipo de trabalho, sondar, colocar montagens, retirar alguns peixes que se possam prender em obstáculos) que sondei o pesqueiro.

Encontrei zonas com fundo de areia, zonas com fundo de pedra, zonas com lodo. Em função do que observei, escolhi 3 spot´s, e ainda com o barco na água, fui distribuindo uns punhados de boilies Imperial Baits Big Fish 20mm por esses locais.

Preparei dois Mix´s diferentes, um salgado e um doce

·         MIX 1 - IB Mega.Krill 20mm, IB Amino Pellets 15mm, IB Amino Pellets 4mm. Juntei IB In-Liquid, e de seguida adicionei os aditivos em pó: IB Squid-Liver, IB Add Fat, IB Protein Concentrada.

IB Mega.Krill 20mm

IB In-Liquid

IB Squid-Liver

IB Add Fat

IB Protein Concentrad

Repousar no minimo 2 horas

·         MIX 2 - IB Uncle Bait 20mm Extra Strong (boilies de fruta e creme bastante mais duras que as normais da família IB, juntei uma pequena lata de milho doce. Misturei tudo muito bem e em seguida adicionei o aditivo super concentrado IB Banana Powder (1gr dá para 1 kg)

IB Uncle Bait Extra Strong
IB Banana Powder 1gr para 1kg!

Mix Final, aroma intenso a fruta, nham nham

 Tudo bem misturado e deixei a repousar enquanto preparei o resto do material

22 Março 11:00h, as três montagens na água e tudo devidamente preparado:

1.       IB Flying Pop Up Uncle Bait 16mm + IB Amino Dip Uncle Bait + IB Amino Gel Uncle Bait (colocado com bait boat mais Mix 1) + PVA com IB Amino Pellets 4mm

2.       IB Big Fish “Rambo” 20mm + IB Big Fish Dip + IB Big Fish Amino Gel (colocado com bait boat mais Mix 1) + PVA com IB Amino Pellets 4mm

 

3.       IB 20mm + IB Mega.Krill Amino Dip + IB Mega.Krill Amino Gel (colocado com bait boat mais Mix 2) + PVA com IB Amino Pellets 4mm

 

3 canas na água

À medida que dia ía avançando, o vento de nordeste foi aumentando de intensidade…

14:30h – Primeira picada na montagem nº3! Primeira captura com IB Mega.Krill! Uma carpa royal lindíssima com 8,2kg!

Mesmo com a drag dos carretos mais apertado que o costume, a carpa não deu hipótese e entrou nas espadanas! Sem hesitar, meti-me no iBoat e lá fui eu…e foi  uma aventura…ainda não ía a meio do percurso a carpa soltou-se, e começou a luta com a carpa e com o vento! Não bastou a luta que a carpa estava a dar, como ainda ter a dificuldade de ter um vento com algumas rajadas fortes a contrariar os movimentos do barco…mas lá consegui colocar a carpa em total segurança no camaroeiro, registar o seu peso, fazer umas fotos e proceder á sua devolução.

15:20h – Segunda picada na montagem nº2! Segunda captura com IB “Rambo” Big Fish (esta bola tem qualquer coisa ou muitas coisas de especial, as carpas não lhe resistem!)! Desta vez uma bonita carpa comum com 9,7kg!

Bom inicio de sessão! Apesar do vento constante e com algumas rajadas mais fortes, as carpas estavam a picar!

18:00h – Segunda cana, novo arranque! Eu estava ao lado do rod pod, reagi muito rápido á pica e quando peguei na cana é incrível que a carpa já estava uns três metros á frente do local onde deixei a montagem! Isto foi só com o alongamento da linha! A montagem estava á entrada de um “canal” por entre as espadanas e ela arrancou por aí dentro! Desferrou-se nesse arranque…

19:00h - Estando a ter muitas picadas, mas de peixe não muito grande, e esse não era o meu objetivo, optei por trocar todas as canas, metei boilies de 24mm e passei a usar 2 boilies de 20mm:

1.       IB Big Fish 24mm + IB Amino Dip Mega.Krill + IB Amino Gel Mega.Krill.

2.       IB Big Fish “Rambo” 20mm x 2 + IB Big Fish Dip + IB Big Fish Amino Gel

3.       IB Mega.Krill 20mm x 2 + IB Mega.Krill Amino Dip + IB Mega.Krill Amino Gel

19:30h – Picada cana nº1!!! A alteração tinha sido correta! Foi uma picada traseira, e mesmo pescando pesado (com 150gr) não ferrou!!! Que pena, mas estava a ser um inicio de sessão muito intenso!

22:30h – Picada cana nº 2!!! Saiu mais uma bonita comum com 6,9kg!

A noite passou sem mais picadas e ao amanhecer foi verificar os iscos e todas as canas estavam sem isco! Os lagostins atacaram pela noite! Durante todo dia não tocaram num isco, á noite limparam tudo! Como se explica isto? A meu ver, durante o dia as carpas andaram pelo pesqueiro, daí as várias picadas que fui tendo. Também durante o dia o vento que soprou de nordeste com algumas rajadas intensas arrefeceu as águas, estava num pesqueiro com metro e dez de profundidade média, as carpas procuraram zonas mais profundas e os lagostins apareceram.

Dia de sábado mantive a mesma postura, boilies de 24mm ou duas boilies de 20mm.

IB Mega.Krill 20mm x 2 + Amino Dip Mega.Krill + Amino Gel Mega.Krill

IB Uncle Bait Extra Strong 20mm x 2 + Amino Dip + Amino Gel

A meio do dia verifiquei os iscos e já se notavam os ataques ás boilies…O vento soprava ainda mais forte que no dia anterior e percebi que não ía ser fácil fazer mais capturas…

Ainda assim, não recuei, mantive a estratégia de ter iscos generosos. Por um lado, estava a selecionar mais as capturas, por outro lado resistia mais tempo aos ataques dos lagostins.

Ultima noite foi passada com muita tranquilidade e ao amanhecer foi verificar os iscos e tudo limpo novamente. A meio de noite estive algum tempo a observar o lago, cometi o erro de não verificar as montagens, no fundo sabia que o peixe não estaria por ali naquelas águas pouco profundas, os sinais eram mais que óbvios.

Esta foi uma sessão que regressei insatisfeito comigo próprio. Não fiz tudo o que podia e devia ter feito. O resultado não ía ser diferente, mas nunca podemos baixar os braços, enquanto as linhas estão na água tem de haver esperança…felizmente não é meu hábito conformar-me com as condicionantes da pesca. Por isso mesmo regressei insatisfeito por não ter feito as alterações que devia ter feito quando as pensei fazer.

Como balanço final, fico mais uma vez contente por estar a perceber como usar os produtos da equipa que represento, Imperial Fishing / Imperial Baits. Tudo muito simples, produtos produzidos para apanhar carpas e não para apanhar pescadores. Qualidade muito acima da média em tudo que é comercializado, nenhum detalhe é deixado ao acaso.

Imperial Baits Team Portugal - We Love to Fish!


Ainda, sem comentários.
(*) Campos obrigatórios

iBlog

(c)2020, All Rights Reserved Imperial Baits Portugal, reprodução não autorizada proibida!
Hit counter: 76020
Help & Support